
Mariana Silva
Saxofone
Mariana Pereira da Silva teve o seu primeiro contacto com a música aos 9 anos de idade, na Academia de Música de Paços de Brandão, onde experimentou saxofone, o seu instrumento de eleição e de estudo ao longo de todo o seu percurso musical.
Em Maio de 2006, inscreveu-se e ingressou na Academia de Música de Paços de Brandão, onde iniciou os seus estudos em formação musical, classe de conjunto e saxofone na classe da professora Isabel Anjo.
Em Abril de 2007 participou no seu primeiro masterclass, com o professor Fernando Ramos, na Academia de Paços de Brandão. Foi assim que começou a frequentar vários masterclasses e cursos intensivos. Trabalhou com professores portugueses, nomeadamente Gilberto Bernardes, João Pedro Silva, Mário Marques, Francisco Ferreira e João Mortágua na área do jazz; teve também contacto com professores estrangeiros, como Antonio Felipe Belijar, Vicent Davis, Otis Murphy, Mario Marzi, Jerôme Laran, Michél Supéra, Christophe Grèzes, Anthony Malhkoum, Henk van Twillert, Thimothy McAllister, Gerard McChrystal, Albert Julià, Andy Scott, Johan van der Linden, Marcus Weiss, Milonga Quartet.
Terminou a sua Licenciatura em Música na Universidade de Aveiro, no ano de 2018, na classe de saxofones do Professor Fernando Ramos, com média de 17 valores. No mesmo ano, após a conclusão da licenciatura, ingressou no Mestrado em Ensino da Música, na mesma Universidade, onde atualmente se encontra a terminar o último ano.
Em Abril de 2019 teve a oportunidade de participar no projeto Paluí, está aqui?, projeto este com uma carga emocional elevada devido ao trabalho em conjunto com os doentes do Serviço de Reabilitação Psicossocial do Hospital Magalhães Lemos, no Porto. O projeto foi dirigido pela professora e performer Helena Caspurro, com espetáculo final apresentado na Casa da Música.
No presente ano, desde Janeiro até ao final de Junho, teve a oportunidade de trabalhar como professora de iniciação musical e classe de conjunto com alunos dos 6 aos 9 anos e também como docente de saxofone no Conservatório de Música David Sousa, na Figueira da Foz.